quarta-feira, 14 de julho de 2010

Frida Kahlo

Um dia eu vou escrever um livro. E vai se chamar "Mulheres que Conheci".. e nele eu vou falar de todas as mulheres incriveis que de alguma forma influenciaram minha vida.. É claro que eu não poderia deixar de falar de Frida Kahlo, uma mulher incrivel que viveu incrivel e intensamente. Se fosse possivel resumir Frida em uma palavra, seria exemplo. Mais tentar resumir-la seria o mesmo que tentar definir o indefinivel, não dá pra se fazer. Como não se impressionar com uma criatura tão complexa, passional e instigante ? então fica a pergunta no ar, quem foi Frida Kahlo ?!, ou melhor, quem não foi Frida Kahlo ? E porque essa mulher é de um estranhamento gritante, delicioso ?
Revolucionaria, sem duvida era uma mulher a frente do seu tempo, e ao mesmo tempo tão arraigada a suas raizes, a sua cultura. Ativa no partido comunista, frida lutava pelo que acreditava, e ela acreditava nas mulheres. Misteriosa, deturpada, intensa, forte, passional. Sua dor só nao foi maior que o amor que sentiu. Amor que a salvou e que foi tambem a sua ruina. Um amor profundo, desenfreado, sem limites, assim como sua dor. Um amor digno de Frida Kahlo.

Aos 6 anos de idade a poliomielite lhe deu de presente uma deficiencia no pé, a musculatura da perna atrofiada e o apelido de Frida perna de pau. Passou a so usar calças largas e mais tarde saias coloridas e extravagantes. tipicas do mexico, tipicas de Frida kahlo.

Um dia qualquer mudou toda a historia da vida de Frida, um dia qualquer entrou e marcou a vida daquela menina de 16 anos. Aquele já não era mais um dia qualquer. Não para ela. Não para Frida Kahlo.
Ela sobe naquele bonde e senta ao lado de uma senhora, que se agarra ao seu pote de brilho dourado como quem se agarra a um pote de ouro. Aqueles olhos se cruzam, Os destinos se cruzam. o silencio. então acontece, o onibus bate de frente com um bonde. gritos, choro, desespero. Pessoas machucadas, feridas, mortas. Frida está entre elas.

O momento mais surreal : o parabrisa atravessa o corpo de frida e sai pela vagina. todos param, todos olham, todos, incredulos. A vida de Frida foi cortada ao meio, dilacerada, como seu corpo. Lá está ela,inteiramente coberta de sangue, sangue que se mistura ao pó dourado, reflete o sol e brilha, o corpo dela tem o brilho dourado. E ela brilha, coberta de sangue e de ouro.

Esse acidente leva Frida a cama, e as telas. Com os pinceis do pai e um cavalete adaptado, Frida pinta a sua dor, o seu sofrimento, a sua rejeição e o seu desespero. " Pinto a mim mesma porque sou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor"
(Frida kahlo)
Seus auto retratos revelam uma mulher de traços rusticos, sobrancelhas grossas e unidas, mas frida era mais bonita do que se fazia pintar, mais não se julga a auto estima de uma mulher que passou por tanta coisa. que sobreviveu a tanta coisa.
Frida sobreviveu a poliomielite, sobreviveu ao acidente de bonde, sobreviveu a dor, sobreviveu a 35 cirurgias, muitas delas experimentais, sobreviveu a uma amputação, sobreviveu a mutilação do proprio corpo, sobreviveu a um casamento fracassado, sobreviveu ao suicidio e de longe o mais dificil, sobreviveu ao amor : "Diego, houve sem duvidas dois grandes acidentes na minha vida : O bonde e você. Você sem duvida foi o pior deles"
(Frida kahlo)
Frida Kahlo foi antes de tudo uma Sobrevivente.

Diego Riviera, marido de frida. Seu amor, sua ruina : "Diego está na minha urina, na minha boca, no meu coração, na minha loucura, no meu sono, nas paisagems, no mental, na minha doença, na imaginação"

A bissexualidade de Frida e seus casos com outras mulheres nao incomodavam a diego, era quando Frida o traia com homens que ele saia do serio. Em contrapartida, Diego traiu Frida com toda sorte de mulheres disponiveis, incluindo sua irmã mais nova. A dor. O golpe. O fim. Separam-se pois essa traiu para frida foi imperdoalvel. mais nada é imperdoavel quando se ama.
pelo menos não quando é Frida Kahlo quem ama. Voltam e o segundo casamento continua tão tempestuoso como o primeiro. A frustração de frida só aumenta com a impossibilidade de ter filhos devido aos inumeros acidentes. A isso soma-se a rejeição por nao ter sido amamentada pela propria mãe. Frida era perturbada, sofria.

Frida Morreu aos 47 anos. Em sua certidão de obito consta Embolia Pulmonar. mas a ultima frase de seu diario leva a crer a possibilidade de suicidio : " Espero alegre a saida e espero nunca mais voltar" Tentativas de suicidio não faltam para sustentar essa hipotese.
Com a analise da morte de Frida por especialistas, acredita-se que na morte provocada ou induzida por uma das amantes de Riviera.

A morte de Frida foi tão incomum como a vida dessa mulher. dessa sofredora. desse exemplo de força e superação que merece ser seguido e lembrado. que inspira mulheres como eu a continuar, mesmo depois de tanto tempo. Eu vou escrever um livro. e nele eu vou contar a historia dela. simplismente um modelo de força. simplismente um exemplo de superação. simplismente Frida Kahlo.



"Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, pintei apenas minha propria realidade" (Frida Kahlo).



Por : Thatay Rodriiguês.


Façam valer pessoas. Ela fez.








5 comentários:

Manu Soares *-* disse...

Frida Kahlo sem duvida foi um icone que merece sim ser lembrado e seguida... um mulher-exemplo de uma força descomunal!

Fiquei muito emocionada quando você descreveu o acidente dela, garota você tem um dom, um dom raro de transpor seus sentimentos através de palavra, escreva sempre, não pare !
você tem a manha, a malicia, o jeito..
você nasceu pra isso !

E quanto ao seu livro, escreva.. eu farei questão de ler !

Parabéns !
beijos

july K. disse...

Ameeei o post ! a profundida das suas palavras toca a alma de qualquer um ! parabéns, você têm o dom !

Beiijos

Fabi Ramoni *-* disse...

Eu sou suspeita pra falar rsrs
sou fã incondicional de fridah, e a historia dela concerteza se tornou um marco !

mais eu nunca tinha visto a historia de frida da maneira que você escreveu. tão intensa, tão avassaladora..fiquei super impressionada !

Parabeéns, bjos

Anônimo disse...

Escreva o seu livro. Eu comprarei.
Escrever é um dom para poucos. Você é um deles.

Silvinha disse...

Lindo texto

Muito incrivel a historia de superação dessa mulher, fiquei muito impressionada !

Ela agora é um exemplo pra mim, e você tambem !

Sucesso *-*